Espiritualidade,  Mediunidade,  Umbanda

Cromoterapia na Vereda da Luz – Atualizado

IRRADIAÇÃO DE FLUIDOS ATRAVÉS DAS CORES

Todo o trabalho de nossa casa deve ser visto sobre a orientação dos Guias e Mentores dela, e que não testificam de forma alguma ser a forma menos ou mais correta em se fazer. Para a nossa casa, o que é utilizado e como é trabalhada cada necessidade para a execução do trabalho espiritual, deve ser feito sem pregar de maneira alguma que o nosso modelo deva ser o exemplo a seguir, porém deve ser seguido e respeitado por todos os membros participantes dela. É através desde raciocínio que iremos decifrar um
dos grandes mistérios de nossa casa, utilizado especialmente pelos Preto-velhos e pelo Chefe Dirigente do Terreiro, a introdução da ciência da Cromoterapia dentro da Umbanda.

A Cromoterapia originou-se em épocas remotas. Relatos de antigas civilizações, como a egípcia, hindu, grega, chinesa e outras, referem-se à significativa presença das cores na cultura desses povos, bem como à sua contribuição na terapêutica.
A princípio de origem oriental (Egito Antigo), a Cromoterapia se completou na Umbanda através da magia lançada pelas almas trabalhadoras (Preto-velhos e Orientais, e posteriormente difundidas para todas as linhas), no sentido de ampliar os recursos utilizados através dos benefícios das cores junto às mirongas feitas pelos velhos e em união a irradiação implantada por médiuns encarnados e em sintonia com os pontos vitais de todos os assistidos (chacras), em especial a doentes que de alguma forma não conseguem se abrir durante as consultas ou a assistidos que a espiritualidade busca direcionar a fé dos mesmos para a realização da cura, isto é, fazer por merecer.

Cromoterapia é o uso das cores para o tratamento de equilíbrio energético de origem física e metafísica. É baseada nas sete cores do espectro solar onde cada cor tem uma vibração específica. Uma técnica de cura não invasiva, caracterizando-se principalmente pelo corpo etérico, quanto do emocional e mental. Inicialmente a vibração das cores age nos campos de forças denominados chacras, promovendo o equilíbrio energético, em seguida, seu efeito atinge o físico, favorecendo o restabelecimento do órgão afetado por alguma doença.

As cores surgem a partir da incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático Isaac Newton. A luz solar é composta de radiações de ondas de diferentes comprimentos. Incidindo um raio de luz branca em um prisma, decompôs a luz em sete cores. Com esse experimento, Isaac Newton, provou que essas sete cores básicas são radiações de comprimento de ondas diferentes entre si: VERMELHO, LARANJA, AMARELO – ondas longas, VERDE – ondas médias, AZUL, ÍNDIGO e VIOLETA – ondas curtas. A união de todas essas cores é a luz BRANCA, a luz solar. A ausência de todas as cores é o NEGRO. Essas sete cores básicas são as cores (energias) que formam o espectro solar. São utilizadas também em algumas situações na Cromoterapia, cores tidas como intermediárias:

  • ROSA FORTE: Age como desobstruídor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue;
  • ROSA: Ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue;
  • AMARELO FORTE: Fortificante do corpo age nos tecidos;
  • VERDE FORTE: Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador;
  • AZUL FORTE: Lubrificantes das juntas e articulações.

Como se sabe, assim como nossos ouvidos captam o som de uma corda vibrante conforme a freqüência de sua vibração, nossos olhos são sensibilizados de acordo com a freqüência de vibração de luz, criando em nosso cérebro a sensação da cor. As freqüências mais baixas dão-nos a sensação do VERMELHO e as mais altas do VIOLETA. As freqüências mais baixas que o VERMELHO (INFRAVERMELHO) não são vistas, mas sentidas por nós como ondas de calor. As freqüências mais altas que o VIOLETA (ULTRAVIOLETAS), igualmente invisíveis, produzem forte efeito sobre os organismos vivos, pois são ondas de alta energia. Com isso, quanto menor for esse comprimento de onda mais rápida será a intensidade dessa vibração (maior freqüência), e igualmente, quanto maior for o comprimento da onda, mais lenta será sua intensidade (menor freqüência).

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento. Por exemplo: costuma-se catalogar o AZUL como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de AZUL. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o VERMELHO ou a LARANJA, quando então se acalmaria. O campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades determina a sua influência através da modificação do padrão vibratório do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido.  Quanto ao uso de roupas, cores de parede, entre outros, não se pode falar em Cromoterapia, pois não se está utilizando o efeito da luz para restabelecimento algum.
No caso das roupas e colorido do ambiente o efeito causado é apenas sobre estado de ânimo e espírito da pessoa.
Especialistas em “cores” constataram alterações comportamentais em pacientes psiquiátricos ao se utilizar a cor AZUL nas paredes de hospitais. Eles se apresentaram mais calmos. Da mesma forma, o AZUL agiria no apetite incontrolável, reduzindo-o.
Ao contrário, a cor LARANJA estimularia o apetite. Por isso, é freqüentemente usado como cor preponderante em anúncios ou nas paredes de lanchonetes ou restaurantes. O VERMELHO é estimulante e, acompanhado de LARANJA e AMARELO, é em geral usado em publicidade para produzir efeitos de vitalidade, força, vigor, agilidade e estimula o sistema nervoso simpático e a sensualidade.
Grandes defensores da abertura plena de conhecimento e ritualísticas dentro da Umbanda, os Preto-velhos abençoaram a introdução de mais uma ciência mística a benefício do próximo. Logo quando a Linha das Almas passou a receber a influência traga pela cultura oriental, através de irmãos desencarnados que não encontravam, mas abertura para a realização de seus trabalhos e solicitaram a oportunidade de trabalhar nesta obra que não distinguia ninguém, foi incorporado como nas nações de raízes, aparatos que ampliavam as ferramentas utilizadas em benefício da caridade. Assim foi adotada a Cromoterapia a exemplo dos incensos e dos cristais.

A Umbanda sempre lidou com as cores de maneira muito especial, e tem grande importância em nossos rituais. Encontramos o uso das cores nas guias, nas velas, nos patuás e nas diversas linhas de Umbanda. Para cada linha, existe uma cor correspondente, assim para todos os Orixás e para os Guias.

Branca……………..: Oxalá , Preto-Velhos e almas.
Azul…………………: Iemanjá
Marrom……………: Xangô
Verde……………….: Oxossi
Amarela……………: Iansã
Vermelha………….: Ogum
Rosa…………………: Ibejis, crianças
Roxa…………………: Nanã , Eguns
Branca e Preta…..: Omulú, Preto-Velhos
Branca e Vermelha: Obaluaê, Preto-Velhos
Preta e Vermelha.: Exús

Os trabalhos que envolvem a Cromoterapia na casa Vereda da Luz foram entregue aos Preto-velhos que regem os trabalhos da Linha do Oriente na casa, é utilizada em dias de atendimento público nas sessões de Umbanda devido à maior viabilidade de tempo nas sessões, o que nada impede que o mesmo possa acontecer em necessidade nas sessões públicas do Oriente ou em qualquer outra, se esta receber incumbência ou autorização do Guia Chefe do Terreiro. Ele é dirigido por um médium escolhido diretamente pelo Guia Chefe do Terreiro e, este passa a ser visto perante a espiritualidade como um médium compromissado, devido às atribuições que lhe são incumbidas, dentre elas a responsabilidade em escolher a equipe mediúnica que irá lhe auxiliar, tanto quanto o cuidado direto com os nossos irmãos encarnados e desencarnados que necessitarem desta irradiação extraída das cores e influenciadas diretamente pela Linha Oriental regida em nossa casa pela Linha das Almas.

É importante frisar que o trabalho de Cromoterapia não realiza desobsessão, nem transporte de cargas energéticas, embora todas as energias se fazem presente, não é incumbência desta ordem extrair nada, apenas doar bons fluídos. A imposição das mãos é feita exclusivamente como ferramenta de irradiação fluídica, através de boas freqüências imanadas pelos médiuns que estiverem realizando o trabalho na sessão.

Cabe ao Dirigente da Cromoterapia a escolha dos médiuns que irão lhe auxiliar, a firmeza do altar e a preparação e manutenção da sala. Também o posicionamento de cada cor iluminada pelo tempo intuitivo do dirigente, assim como a leitura da prece inicial ao trabalho, solicitando que os bons espíritos auxiliem nesta demanda e determinar o posicionamento de todos ao redor da maca.
A firmeza do altar deve ser feita com um copo d’água e uma vela amarela, oferecida a Luz de Ori (Luz do Oriente), solicitando a presença dos espíritos trabalhadores na cura do corpo e da alma no auxilio aos necessitados. A cachoeira deve permanecer circulante durante toda a sessão e a cada saída de assistidos devem ser lavadas as mãos até a altura do cotovelo, solicitando a espiritualidade a limpeza de qualquer “miasma” que tenham por algum motivo impregnado.

A postura tanto do dirigente, como dos médiuns auxiliadores devem ser de preces e concentração, através da fé e da intuição mediúnica, despejando bons fluidos a cada assistido e mentalizando a infiltração das cores nos mesmos a cada cor iluminada.
Deve se evitar pensamentos que levem qualquer aproximação de mentalização com o assistido, da mesma forma deve ser imediatamente cessado qualquer manifestação de ordem psíquica e espiritual, instruindo o assistido que o trabalho da Cromoterapia não tem propósito em aflorar qualquer manifestação espiritual e/ou psíquica, a não ser é claro, que a mesma esteja acompanhada diretamente do Guia Chefe do Terreiro.

O uso prático das cores pode ser feito com aplicação de banho de luzes coloridas, água “solarizada”, visualização de cores, respiração pela cor e irradiação mentalizadas. Vamos entender cada uma:

O BANHO DE LUZ COLORIDA

deverá ser feito na região afetada, a uma distancia de apenas alguns centímetros, o suficiente para que a região fique colorida. Poderão ser usadas lâmpadas coloridas comuns. Existem também aparelhos de cromoterapia, com filtros coloridos para facilitar a aplicação e o seu manuseio. Os benefícios estão na cor projetada e não na fonte de iluminação.

A IRRADIAÇÃO MENTALIZADA

Aqui o terapeuta faz idênticas radiações de cor sem se servir de nenhum aparato externo, mas apenas de seus próprios veículos superiores, como a utilização do calor das mãos, a mentalização e a introspecção.
A VISUALIZAÇÃO DE CORES – Basta imaginá-las na região do corpo que estiver debilitada ou no corpo inteiro, ou, ainda, projetá-la mentalmente sobre uma pessoa que estiver precisando delas. O êxito nesse processo dependerá de sua capacidade de concentração e visualização. Aqueles que estiverem mais treinados poderão obter melhores resultados, visto que é o poder da mente que servirá de fonte
para a emanação da cor visualizada.
A SOLARIZAÇÃO DA ÁGUA – Tomar água solarizada com cores é uma maneira prática e fácil para se obterem os benefícios da cromoterapia. Ela é recomendada principalmente em problemas gastrointestinais e circulatórios. Para solarização da água, antes de bebê-la, basta pegar uma garrafa de vidro transparente, envolvê-la com papel celofane na cor indicada, enchê-la de água potável e levá-lo ao sol. Deixe o recipiente exposto à luz solar por um período mínimo de uma hora (sol forte), durante meio dia (sol fraco) ou o dia todo (em dia chuvoso). Após esse processo, a água já estará potencializada, podendo ser mantida armazenada em outro recipiente, na geladeira, etc. Só não ferva nem congele essa água após a solarização, pois alterará as suas propriedades. A quantidade mínima sugerida é de um copo por dia.
A RESPIRAÇÃO PELA COR – consiste em inspirar visualizando a cor, projetando-a para dentro do corpo e mentalizando seus benefícios. Cada parte do nosso corpo está estritamente relacionada com as cores do
espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Alinhando cores e chacras.
A Cromoterapia foi estudada na Vereda da Luz em novembro de 1990 através do livro “AS SETES CHAVES DA CURA PELA COR” de ROLAND HUNT, publicado em 1971, porém a prática da Cromoterapia nos trabalhos deu-se logo ao iniciar dos trabalhos. O livro, como dita o estudo realizado na Vereda, não menciona a
prática de imposição de mãos, conforme aqui é realizado, mas mostra que as metodologias de tratamento utilizando-se as cores são várias e freqüentemente, utilizadas conjuntamente. Segue estudo realizado na época de acordo com a visão do autor e agora adaptada com algumas colocações realizadas por nós.

“AS SETES CHAVES DA CURA PELA COR”
1.VERMELHO – O tratamento controla e estimula o CHACRA FUNDAMENTAL (BÁSICO), situado no cóccix (base da espinha), e os membros inferiores. Governa a vitalidade do corpo físico, particularmente a criativa e os processos de restauração e faz com que a adrenalina seja liberada no sangue. Os
corpúsculos de hemoglobina multiplicam-se no sangue e, com o acréscimo de energia liberada, a temperatura corporal sobe, revigorando a circulação e dissipando a lassidão e as doenças formadoras de muco, inerentes aos resfriados e gripes crônicas. Normalmente termina-se o tratamento com luz VERDE ou AZUL, para neutralizar efeitos indesejáveis

APLICAÇÕES: moléstias do sangue, anemia, debilidade física, lassidão, resfriados, deficiências circulatórias, paralisia, pressão baixa, dores de cabeças devido a congestionamentos, tuberculose, intestino preguiçoso, baixa libido, cansaço, debilidade mental, estimulante da força de vontade e coragem, medo e depressão. Tem ação expansiva e deve ser evitado em casos de pressão alta.
2.LARANJA – O tratamento controla e estimula o CHACRA UMBILICAL, situado entre o pâncreas e o baço. Liberta as funções corporais e mentais, alivia as repressões. Combina a energia física pela qual tem sido chamado “raio da sabedoria”. Auxilia o processo de assimilação das essências dos alimentos,
processos distribuidores e circulatórios.
APLICAÇÕES: asma crônica, febres, bronquite, tosse solta, gota, reumatismo crônico, inflamações renais, pedras na vesícula biliar, prolapso, pulmão, problemas na base das costas, suspensão e dores da menstruação, debilidade mental, epilepsia, cólera, estimula o apetite, a procriação e a sensualidade, induz a compreensão e a tolerância. Tem ação expansiva e deve ser evitado em casos de pressão alta.
3.AMARELO – O tratamento controla e estimula o CHACRA ESPLÊNICO (plexo solar), situado na região do ventre, o grande cérebro do sistema nervoso. Auxilia e controla a purificação do processo do sistema digestivo e limpeza de nosso maior órgão, a pele. Tem influência sobre as funções eliminadoras do fígado e dos intestinos. Tem um efeito enriquecedor sobre o intelecto. Os raios amarelos são nimadores, inspiradores e vitalmente estimulante para a mente superior, as faculdades do raciocínio. Favorece o autocontrole através da iluminação.
APLICAÇÕES: perturbações estomacais, indigestão (azia e azedume), constipação, flatulência, males do fígado, diabetes, hemorróidas, eczemas e doenças da pele, lepra e exaustão nervosa, hérnia, reumatismo e artrite. Auxilia no tratamento da paralisia, visto que esta moléstia é, antes de tudo, proveniente do cérebro ou dos nervos que controlam os membros. Depois do BRANCO, o AMARELO é a cor mais próxima dos raios solares, em brilho e matriz, e assim, quase sempre, tem um efeito estimulante sobre nosso humor, proporcionando uma atitude harmoniosa em relação à vida, com senso de equilíbrio e otimismo.

4.VERDE – O tratamento controla e estimula o CHACRA CARDÍACO, situado no centro do coração. Sua influencia sobre o sistema nervoso é calmante. Aumenta as vibrações harmônicas dos pensamentos trazendo paz aos sentidos. É neutro e é o ponto de equilíbrio.
APLICAÇÕES: perturbações do coração, pressão arterial alta, úlceras, câncer, furúnculos supurados. Eficaz também para aliviar dores de cabeça, as nevralgias, a gripe, a sífilis e as erisipelas. O verde é indicado contra determinado tipos de medo, medo de se dar, medo de envolvimento ou de ser magoado e tratamento que envolve repressão das mais diversas emoções.
5.AZUL – O tratamento controla e estimula o CHACRA LARÍNGEO, ou centro da garganta, designado freqüentemente como o centro do poder e o maior centro criativo do corpo humano. É um dos maiores anti-sépticos do mundo. É calmante e promove a descontração, além de transmitir à mente preocupada, excitada, ou em constante estado de nervos, uma grande serenidade e paz. Antes de se tratar de
qualquer doença especifica, o paciente deve universalizar a própria consciência, depois visualizar-se inundado de luz AZUL.

Jwala Prasada, curador indiano, comenta sobre a febre: “Esta doença variada no seu caráter é responsável pelo maior quinhão da mortalidade dos seres humanos. Na maioria dos casos, a causa é a mesma, a saber, o aumento do VERMELHO no organismo. Às vezes afeta o cérebro e nesse caso chama-se febre cerebral; às vezes ataca os intestinos e chama-se tifo; ou ainda, quando ataca o fígado, chama-se febre biliar. Em outras ocasiões, afeta o corpo inteiro, com comprometimento parcial e mudanças súbitas de temperatura, e chama-se febre intermitente. ÀS vezes o organismo encerra matéria má e a natureza tenta expeli-la é o processo que ela emprega é a febre (esta teoria está de
acordo com os ensinamentos da arte MAHIKARI, que é uma prática de energização por imposição das mãos), por meio da qual força a tal matéria a sair do corpo, como no caso da varíola, da escarlatina e da erisipela. Existem também as febres mucosas, que secam o muco e são conhecidas como influenza, tosse comprida, crupe; podem ser descritas de diversos modos, mas todas elas são devidas ao inconveniente aumento de VERMELHO e a única meta deve ser reduzir o excesso dessa cor no organismo doente, elevando ao máximo a cor AZUL”.

APLICAÇÕES: tratamento de qualquer tipo de infecções onde haja febre, todas as doenças da garganta, na maioria das doenças infantis, como caxumba e sarampo, bócio, rouquidão, dentição, abscesso, inflamação do cérebro, febres (remitentes, intermitentes, maleitosas, eruptivas), escarlatina, tifo, tifóide, cólera, peste bubônica, rubéola, varíola, aftas, apoplexia, histeria, epilepsia, palpitações, espasmos, reumatismo agudo, vômitos, purgações, sede, disenteria, diarréia, icterícia, biliosidade, cólica, intestino inflamados, olhos inflamados, coceiras, dor de dente, dor de cabeça, desordens nervosas, insônia, menstruação dolorosa, traumas, hemorróidas sangrentas, queimaduras, hidrofobia, picadas de toda espécie, auxilia no tratamento do HIV e aumenta a imunidade a todo tipo de influências. Auxilia em problemas da fala, e, é extremamente poderoso para restaurar a paz e a tranqüilidade onde haja excesso de excitação, estresse ou histeria.
6.ÍNDIGO – O tratamento controla e estimula o CHACRA FRONTAL, localizado no centro da testa, denominado comumente de “terceiro olho”. É o controlador da glândula pineal, governa a visão física e a visão superior, o ouvido e o olfato. O ÍNDIGO, pelo seu efeito na mente, tem afinidade com sua cor
complementar, o AMARELO. É grande purificador da corrente sanguínea, além de um tremendo agente libertador e purificador da mente, controlador das correntes psíquicas do nosso corpo. O ÍNDIGO também pode produzir insensibilidade à dor e assim pode ter características anestésicas.
APLICAÇÕES: todas as doenças dos olhos (cataratas, cegueira, inflamação nos olhos, granulações nas pálpebras, córnea ulcerada, etc.), do nariz (sangramento do nariz, etc.), do ouvido (dores de ouvido, surdez, etc.), e paralisia facial. Todas as provenientes dos pulmões (pneumonia, bronquite, crupe bronquial, tosse comprida, asma, tísica, dispepsia, etc.). Doenças nervosas, como: paralisia, convulsões infantis e também contra graves doenças mentais, incluindo obsessões e psicoses, assim como no trato de outras formas de insanidade. Atua como um bom refrescante, calmante e suavizante, baixando a pressão e estancando hemorragias.
7.VIOLETA – O tratamento controla e estimula o CHACRA CORONÁRIO, ligado a glândula pineal, centro intuitivo da percepção espiritual. É extremamente útil para pessoas que são, por natureza, extremamente tensas e nervosas, ou sofrem de neurose, sendo geralmente utilizado para tratar da turbulência de um temperamento artístico exacerbado.

APLICAÇÕES: desordens nervosas e mentais, neuroses, nevralgias, ciática e doenças
do couro cabeludo, meningite cérebro-espinhal, concussão, câimbras, reumatismo,
tumores, fraquezas dos rins e da bexiga. É animador e purificador do sangue venenoso.
Auxilia na compreensão espiritual quando mudanças realmente mais importantes ocorrem na vida.

A forma como as cores são indicadas pela espiritualidade, as variações de ordem a executarem o banho e principalmente a necessidade de cada um, fica a cargo exclusivo dos Guias. Muitos se amparam neste recurso, outros não, o que caracteriza que, mesmo o fato de ter na casa a ciência da Cromoterapia agregada a Umbanda, não precisa ser necessariamente trabalhada por todos. “Não há regra!”. A espiritualidade é senhora do conhecimento, e consegue identificar em cada paciente a necessidade ou não de receber o auxilio vindo das cores.
Mais uma vez a Umbanda mostra que a codificação fica restrita apenas aos homens. O que deu inicio nos rituais de Umbanda Esotérica, rapidamente se alastrou as demais ritualísticas, sendo hoje quase que unanimidade encontrar este aparato em quase todos os terreiros. Seja com salas específicas ou com trabalhos direcionados por Guias e Mentores, hoje a Cromoterapia é uma graça agregada a nossa religião, seguindo o propósito de apenas beneficiar o próximo no exercício da caridade.

“O MEU ARCO TENHO POSTO NA NUVEM, ESTE SERÁ POR SINAL DO CONCERTO
ENTRE MIM E A TERRA. E ACONTECERÁ QUE, QUANDO EU TROUXER NUVENS
SOBRE A TERRA, APARECERÁ O ARCO NAS NUVENS”
O PACTO QUE DEUS FEZ COM NOÉ
– GEN. 9-13e14