Umbanda

Preces realizadas nos trabalhos

Prece para o começo da reunião

Rogamos a deus, Que nos permita estarmos reunidos sob sua proteção. Pedimos a jesus, que nos conceda a graça de contarmos com sua presença entre nós, assim como de seus mensageiros, guias e orientadores. Não nos move outro sentimento, senão o de praticar a caridade, fazer o bem e cultuar o amor ao próximo. Com essa intenção nos reunimos, implorando a assistência de nossos guias e conselheiros, bem como a ajuda de todos aqueles que possam colaborar conosco, encarnados ou desencarnados, presentes ou ausentes.

Senhor!
Pedimos complascência para com aqueles que ainda não podem sentir, aceitar ou compreender a complexidade da vida espiritual, pois estamos certos que com tua ajuda, mais cedo ou mais tarde, haverão de encontrar o caminho da verdade. Rogamos aos bons espíritos que nos cercam, e particularmente aos nossos bondosos e queridos guias, que nos orientem e nos conduzam durante esta reunião e que façam dos médiuns aqui presentes, leais cumpridores de suas vontades e fiéis transmissores de seus ensinamentos.

Com a graça de deus damos por abertos nossos trabalhos, Pedindo especialmente aos nossos guias espirituais, Que nos assistam e por nós velem.
Graças a deus!

Credo umbandista

Creio em deus, no seu poder, na sua luz e no seu perdão. Creio nos orixás amparando as nossas vidas, na comunicação dos guias, encaminhando-nos para a caridade e a prática do bem. Nas falanges espirituais, influenciando os homens na vida terrena. Creio na reencarnação da alma. Na justiça divina do retorno, como doutrina espiritual. Na invocação, na prece e na oferenda, como atos de fé. E na umbanda, como missão e caminho para seguir Oxalá!
Graças a deus!

Prece para o fim da reunião

Agradecemos aos bons espíritos, que se dignaram comunicar-se conosco, rogando-lhes que nos ajudem a por em pratica, as instruções que nos deram, e façam com que, ao sairmos daqui, cada um de nós, se sinta fortalecido para a pratica do bem e do amor ao próximo. Também queremos pedir, aos espíritos sofredores, ignorantes ou viciosos, que tenham participado de nossa reunião, e para os quais imploramos a santa misericórdia de Deus. Louvado seja o nosso senhor jesus cristo e para sempre ele seja louvado! Que assim seja e que cumpramos a nossa parte!

Prece para a firmeza do trabalho

Saravá zambi! Todos: salve!
Saravá oxalá! Todos: salve!
Que os fluídos divinos de todos os orixás nos envolvam através das falanges trabalhadoras do bem. Que ao iniciarmos os trabalhos dessa noite, possamos receber dos nossos guias, os elementos necessários para a firmeza e segurança de nossa corrente espiritual. Suplicamos de iemenjá! Todos: odoiá, odociaba!
De oxum! Todos: ora Iê Iê mamãe oxum!
E de iansã! Todos: eparreí iansã! A purificação dos nossos sentimentos, levando todas as impurezas para as ondas sagradas dos mares, para as sacrossantas águas dos rios e pelos sopros divinos dos ventos.
Suplicamos a xangô! Todos: kaô cabecilê! Que nos envie um raio de luz e uma faísca de seu incomensurável poder, a fim de abrandarmos a fúria tempestuosa das nossas tendências inferiores.
Suplicamos a ogum! Todos: ogunhê! Para que destrua com a sua sagrada e invencível lança, as nossas paixões mesquinhas e afaste os fluídos maléficos que nos obsediam.
Suplicamos a oxossi! Todos: okê arô oxossi! Na pujança de seus caboclos, que nos dê o vigor, a coragem e a força para eliminarmos os elementos contrários ao nosso aperfeiçoamento espiritual.
Suplicamos a ibeji! Todos: onibeijada! A irradiação primorosa da graça e da doçura dos sorrisos infantis, para que sintamos palpitar em nossos corações, o poder infinito de zambi e oxalá.
Suplicamos a omulu! Todos fazendo o sinal da cruz no chão, três vezes, com a mão direita: atotô ajuberô axé!
Para que as almas benditas vigiem os nossos passos, fortaleçam os nossos eledás e nos auxiliem em nossos trabalhos espirituais.
E em nome de zambi, e de oxalá, e de todos os orixás de umbanda, damos por abertos os trabalhos dessa noite. Que assim seja e que cumpramos com a nossa parte!

Graças a deus!